Quem Somos

HISTÓRIA

 

O Ministério Luz na Noite surgiu em julho de 2001, inicialmente com o nome Luz na Orla, na Igreja Presbiteriana de Jardim Camburi, através da iniciativa de 02 (dois) casais, (Débora Fonseca e Cunha e Húdson de Lima Pereira, e Chrystine Pereira Viana e Lenildo Viana), visando a evangelização de travestis, prostitutas e garotos de programa na Orla de Camburi.

O ministério estruturou o trabalho de evangelização inicialmente com visitas semanais a Orla de Camburi, para abordagem e evangelismo com entrega de literaturas cristãs aos evangelizados.

Ainda no ano de 2001, realizou o I Seminário sobre Homossexualidade, com a presença do Ministério EXODUS, por sua Coordenadora à época, Rozangela Justino, que deu início aos trabalhos de despertamento da Igreja local para a visão evangelística aos homossexuais;

Aos 18 e 19 de maio do ano de 2002, realizou o II Seminário com a presença do Ministério MOSES RJ (Movimento pela Sexualidade Sadia) trazendo à discussão temas importantes como: "Causas do Homossexualismo", "Evangelismo de Homossexuais", "Vencendo as Tentações" por sua representante à época, Liane e veiculando ainda o testemunho de Carla J. Pinheiro.

Ainda no ano de 2002, João Luiz Santolim à época Coordenador do Ministério MOSES deu seu testemunho na IPJC.

Em meados do ano de 2003, em parceria com os irmãos do Ministério Milícia e da Escola Avalanche, ampliou o trabalho de evangelismo para outros pontos de prostituição de Vitória e da Grande Vitória, daí porque modificou o nome do Ministério Luz na Orla para Luz na Noite.

No ano de 2004, realizou o III Seminário com a presença do Centro de Apoio Shalém (Curitiba/PR.), por seu Coordenador à época, Washington Afonso discutindo os seguintes temas: "Causas da Homossexualidade", "Papel da Igreja" oportunidade em que foi veiculado o testemunho pessoal de Washington.

No ano de 2005, realizou o IV Seminário com a presença novamente do Ministério EXODUS, por seu novo coordenador Willy Torrezini, discutindo os temas: Raízes da Homossexualidade, Papel da Igreja e testemunho pessoal.

No ano de 2006, realizou o V Seminário, cujo tema foi Redenção Sexual novamente contando com a presença do Ministério EXODUS por seu coordenador Willy Torrezini, discutindo: Como desenvolver uma equipe, Dando início a um ministério, Desafios para alcançar pessoas na homossexualidade, Estou pronto para liderar um ministério, Ferramentas para liderança eficaz (aconselhamento cristão, esgotamento, princípios, auto-cuidado, identidade), Os 07 princípios bíblicos de um ministério, Prioridades do líder.

No ano de 2007, realizou o VI Seminário, cujo tema foi Sexualidade, novamente contando com a presença do Ministério EXODUS, por seu coordenador Willy Torrezini, discutindo sobre: O propósito de Deus para com a minha sexualidade, Abuso sexual-efeitos e prevenção, Raízes da homossexualidade e Desafios para a igreja, A importância da educação sexual no lar e na igreja.

No ano de 2008, realizou o VIII Seminário sobre Sexualidade, com o Ministério EXODUS, com a presença de Willy Torrezini e Carla Pinheiro. Oficinas foram realizadas pelo Luz na Noite e pela Escola de Missões Avalanche.

No ano de 2009, articulou a realização do Congresso Exodus Sexualidade, Verdade e Graça, através das parcerias entre a Igrejas Presbiteriana e Batista em Jardim Camburi. Participaram deste Congresso, representantes de várias regiões do país.

No mês de maio do ano de 2010, foi realizado pelo Luz na Noite o VIII Seminário sobre Sexualidade com o título "a sexualidade e a família" abordando temas como: a sexualidade e o casamento, vencendo as tentações sexuais no lar, o que fazer ao descobrir que alguém da minha família está homossexual, lidando com o vício sexual, entre outros.

No ano de 2011, foi realizado o XI Seminário sobre Sexualidade que contou com a presença, entre outros, do Pr. Marcelo Aguiar e da Dra. Eliane Cintra abordando temas como: Identidade e Sexualidade, Fisiologia Sexual e Espiritualidade, O erro de homens como Davi, Sansão e Amnom. Testemunhos e oficinas sobre diversos temas foram apresentados.

No ano de 2012, foi realizado o X Seminário sobre Sexualidade que contou com a presença, do Pr. Iranildo Ferreira, Miss. Izabel Zwahlen, e Pr. Usiel Souza, abordando temas como: A Importância da Família na construção da identidade e sexualidade do indivíduo, Abuso Sexual, e A Igreja e a Sexualidade no Século XXI, e ainda oficinas sobre diversos temas.

No ano de 2013, foi realizado o XI Seminário sobre Sexualidade que contou com a presença, entre outros, do Miss. Willy Torrezini de Oliveira, da Missão Paz com Deus, abordando temas como Identidade e Sexualidade.

No ano de 2014, não promovemos Seminários por conta da Copa do Mundo.

Em 2015, retomamos esta ação e promovemos o XII Seminário sobre Sexualidade com a presença do Dr. Carlos Catito Grzybowski, do ministério Eirene do Brasil.

Em 2016 em parceria com a IBJC o Luz na Noite promoveu um Congresso sobre Ideologia de Gênero com a Dra. Marisa Lobo.

Tendo iniciado seus trabalhos com uma ação específica, o evangelismo com profissionais do sexo, atualmente feito em parceria com as Escolas Avalanche, Jocum e Maltrapilhos, em pontos de prostituição de Vitória e Grande Vitória, o ministério foi se desenvolvendo para outras ações, tais como:

  • Aconselhamentos cristãos para quem deseja voluntariamente abandonar a prática da homossexualidade;
  • Realização anual de Seminários e congressos sobre Sexualidade;
  • Realização anual de Cursos sobre Sexualidade;
  • Grupo de apoio e intercessão com familiares de filhos homossexuais;
  • Palestras em igrejas sobre temas ligados a sexualidade;
  • Promoção e manutenção de um site e Facebook;
  • Promoção de literatura;
  • Projeto de um curso on line sobre sexualidade
  • Promoção de um filme baseado no livro Uma Fera em busca de Sentido;

 

Veja as versões anteriores do website do Luz na Noite - 2004 - 2009 - 2011

Relatórios da importância do site, anos 2011 e 2012

 

VISÃO

 

I Coríntios 6.9-11:

Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

 

A prática da homossexualidade é pecado;

A Graça nivela a todos nós;

A afirmativa "uma vez gay para sempre gay" se mostra incoerente com a verdade do versículo 11.

Creia, existe vida além da homossexualidade!

MISSÃO

 

O enfoque deste ministério baseia-se em:

1) Aconselhamentos cristãos para quem deseja voluntariamente abandonar a prática da homossexualidade;

2) Realização anual de Seminários e Congressos sobre Sexualidade;

3) Realização anual de Cursos sobre Sexualidade;

4) Luz na Família - Grupo de apoio e intercessão para familiares de homossexuais;

5) Palestras em igrejas sobre temas ligados a sexualidade;

6) Promoção e manutenção de um site e Facebook;

7) Promoção de literatura;

8) Promoção de um filme baseado no livro Uma Fera em Busca de Sentido;

9) Evangelismos e luais em pontos de prostituição de Vitória e Grande Vitória;

10) Projeto de um curso on line sobre sexualidade.

 

CRENÇA

 

1 Na existência de um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Um em essência e Trino em pessoa;

2 Na soberania de Deus na Criação, Revelação, Redenção e Juízo Final;

3 Na inspiração divina, veracidade, integridade e infalibilidade da Bíblia, tal como revelada originalmente, e sua suprema autoridade em matéria de fé e conduta;

4 Na pecaminosidade universal e na culpabilidade de todos os homens, desde a queda de Adão, pondo-nos sob a ira e o juízo de Deus;

5 Na redenção da culpa, punição, domínio e corrupção do pecado, somente por meio da morte expiatória do Senhor Jesus Cristo, o Filho encarnado de Deus, nosso representante e substituto;

6 Na ressurreição corporal de Jesus Cristo e sua ascenção à direita de Deus Pai;

7 Na missão pessoal do Espírito Santo no arrependimento, na regeneração e na santificação dos cristãos;

8 Na justificação do pecador unicamente pela graça de Deus, por meio da fé em Jesus Cristo;

9 Na intercessão de Jesus Cristo, como o único mediador entre Deus e os homens;

10 Na única Igreja, Santa e Universal, que é o Corpo de Cristo, à qual todos os cristãos verdadeiros pertencem e que na terra se manifesta nas congregações locais;

11 Na certeza da segunda vinda do Senhor Jesus Cristo em corpo glorificado e a consumação do seu Reino naquela manifestação;

12 Na ressurreição dos mortos, na vida eterna dos salvos e na condenação eterna dos injustos;

13 E na suficiência da providência de Deus que, não poupando o próprio Filho, mas entregando-o por todos os homens, em resposta às orações do crente, supre todas as suas necessidades.

SEJA NOSSO PARCEIRO

 

Torne-se um parceiro intercessor!

Se você deseja se tornar um parceiro do Ministério Luz na Noite na área da intercessão, eis alguns motivos de oração:

 1) Ore pela área de evangelismos do Luz na Noite. Ore pela conversão/libertação daqueles que são abordados nestes trabalhos,

a) na Orla de Camburi, em Vitória.

b) no Posto 13 de Maio, em Viana.

c) na Vila Rubim, em Vitória.

d) Lindemberg

e) Itaparica

f) Carapina

2) Ore pela área de aconselhamento cristão. Ore pelos crentes com sentimentos ou práticas homossexuais mas que voluntariamente almejam mudança. Ore também pelos pais cristãos de filhos homossexuais.

3) Ore pela área de informação do ministério. Ore pelo serviço prestado através do site do luznanoite, pelos seminários, cursos e palestras sobre sexualidade.

4) Ore pela área de projetos do ministério; pela conclusão do roteiro com vistas a produção de uma curta metragem com base no livro Uma Fera em busca de Sentido; pela transformação do curso sobre sexualidade num Ensino à Distância.

5) Ore por voluntários para trabalhar no ministério nas áreas de intercessão, evangelismo, discipulado, aconselhamento, ação social, e palestras.

6) Ore pelo Luz na Família um projeto de apoio de familiares de homossexuais.

Share